domingo, 28 de Abril de 2024  07:57
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
19-04-2005

Mundial de Motocross volta a Águeda


Águeda

A festa de motocross regressa nos próximos dias 23 e 24 de Abril, ao Crossódromo Internacional do Gica, em Águeda, com a realização do Grande Prémio Mundial de Motocross MX1 e MX2, estando assegurada a participação de 86 pilotos de vários países e prevista uma enchente que rondará os 40 mil espectadores, que é exactamente a capacidade do Crossódromo, situado no Casarão, no Cândam. Portugal está representado apenas por Rui Gonçalves (MX2).

Capital de Motocross

Águeda volta a ser assim a capital do motocross mundial, ao receber de novo as vedetas nas classes MX1 e MX2, numa prova que vai ser transmitida, via televisão, para todo o mundo e constitui o reconhecimento pela boa realização que o Ginásio Clube de Águeda costuma colocar neste género de eventos.

Embora as provas só tenham realização nos dias 23 e 24, o Gica vai realizar uma festa de recepção às equipas no dia 20 de Abril (quarta-feira, às 22 horas), no Largo do Mercado Municipal, com a entrada grátis.

A animação está a cargo de famosos Dj’s e haverá sorteio de capacetes e bilhetes para os dois dias de espectáculo, para além de muitas surpresas que a organização promete, nomeadamente um Festival da Sagres, com serviço de bar.

Participam 39 pilotos, inscritos no Campeonato de MX1, provenientes de 32 países, nomeadamente da Bélgica (8 pilotos), Inglaterra (7), França (4), Finlândia e Itália (3), Nova Zelândia (2), Cazakistão, Dinamarca, Letónia, Rússia, Japão, Hungria, Estónia e Noruega - todos estes com pilotos.

Entretanto na classe de MX2 participam 47 pilotos, provenientes de 17 países, como: França (11 pilotos), Itália (9), Inglaterra (5), Bélgica (4), África do Sul e Espanha (3), Estados Unidos e Holanda (2) e Áustria, Estónia, Finlândia, Holanda, Portugal, Alemanha, Cazakistão e Letónia.

Os controlos serão feitos na tarde de sexta-feira, dia 22, às 15 horas, e sábado, dia 23, às 8 horas.

As primeiras provas de qualificação decorrerão às 11, 15 e 18 horas.

No dia 24, domingo, a primeira manga de consolação, terá início às 8h30.

Por sua vez, a primeira manga de MX2, terá lugar às 9 horas, seguindo-se, passada meia hora, a prova de MX1.

A segunda manga decorrerá às 10h30, com a participação máxima de 30 pilotos.

A primeira manga de MX2 será às 11h55. As últimas estão previstas para às 15h55 (MX2) e 16h05 (MX1).

O júri será presidido por Jan-Eric Sallqvist, o qual integrará ainda Johan Pieter, Dave Nicoll e Alfredo Castro. O secretário será Joaquim Carvalho, enquanto Vítor Almeida será o chefe de pista e Óscar Almeida, o secretário da prova.

Colaborarão como cronometristas Pedro Mariano e Pedro Liberal, enquanto José Brenha, desempenhará as funções habituais (apoio médico).

Algumas curiosidades

Recorde-se que o vencedor do último mundial em Águeda em MX2 foi o britânico, Stephen Sword.

Por sua vez, o piloto português Rui Gonçalves não pontuou então, aliás, só pontuou por duas vezes nos 16 grandes prémios em 2004.

Quem traz já pontos no bornal (45) é o campeão do mundo em MX1, o belga, Stefan Everts, que iniciou com uma vitória o campeonato deste ano, seguindo-se com 44 o francês, Mickael Pichon (vice-campeão mundial) e com 41 o belga, Joel Smets, que alcançou a 3ª posição em 2004.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®